As categorias de base do Figueirense retornaram aos trabalhos na manhã desta segunda-feira (05). Após recesso de férias escolares, três equipes de formação voltaram ao Centro de Formação e Treinamentos (CFT) do Cambirela, em Palhoça (SC), já focados nos estaduais e também nas disputas do Brasileirão de Aspirantes e da Copa Santa Catarina.
As equipe Infantil (sub-15) e a Juvenil (sub-17) projetam suas preparações para a sequência do segundo turno do Campeonato Catarinense. Com tabela unificada para as duas categorias, o Furacão receberá o Criciúma no próximo dia 17, às 15h, no CFT do Cambirela.
O time juvenil encerrou a primeira metade do estadual em grande estilo. Goleou, fora de casa, o Marcílio Dias, por 4 a 0, e chegou aos 16 pontos, que garantiu a quarta posição. Uma vitória diante do Criciúma poderá encaminhar a classificação alvinegra para as quartas de final.
Já a equipe sub-15 busca reencontrar o caminho das vitórias diante, já que, no encerramento do primeiro turno, empatou com o Marcílio Dias por 2 a 2, em Itajaí (SC). O time soma 11 pontos e ocupa sexta posição, permanecendo dentro da zona de classificação para a próxima fase.
Copa Santa Catarina e Brasileirão de Aspirantes: competições profissionais no calendário dos juniores
Enquanto os times infantil e juvenil do Figueirense se preocupam com a disputa dos campeonatos estaduais, a equipe sub-20 tem, no calendário do restante de 2019, duas competições profissionais: o Brasileirão de Aspirantes, que já está na segunda fase, e também a Copa Santa Catarina, que será iniciada em setembro.
No Aspirantes, o Furacão mescla atletas para fortalecer ainda mais a integração base-profissional, um dos pilares do Figueirense em 2019. Essa integração poderá ser replicada novamente na competição estadual.
“O Campeonato Brasileiro de Aspirantes é de fundamental importância para potencializar o período de transição entre categorias de base e equipe profissional. Nessa competição, os jovens do sub-20 adquirem experiência e compreendem melhor a maneira como se porta uma equipe de cima no mundo do futebol. Estamos estudando repetir essa integração na Copa Santa Catarina”, destacou o diretor de futebol do Figueirense, Antônio Lopes.
“O Figueirense sempre foi um clube formador, reconhecido nacionalmente como um grande revelador de talentos. E estamos fazendo um trabalho eficiente na formação de atletas em 2019, reforçando ainda mais essa valência. Tivemos uma experiência excelente com o time sub-20 na Copa Santa Catarina do ano passado e esperamos ter o mesmo sucesso nessa temporada”, reforçou o coordenador de Futebol do Furacão, Felipe Gil.