Escudo Figueirense


TORCIDAS


Dentro do conjunto de ações que ensejam a difusão do nome e da marca "Figueirense" nos âmbitos estadual, nacional e internacional, o projeto tem o primordial objetivo de estabelecer a ligação do Figueirense Futebol Clube com as diferentes regiões do Estado de Santa Catarina, por meio da consolidação de pontos focais do Clube junto aos 293 municípios catarinenses, bem como através de representações em outros estados e países.

Ao longo da existência do Figueirense, sua torcida vem dando exemplos de paixão e fidelidade ao time, sendo classificada como a mais apaixonada de Santa Catarina.  A fiel torcida alvinegra que acompanha o time em todos os momentos, contribui de forma expressiva para incentivar o time em todas as suas jornadas.

Os dados divulgados nos últimos quatro anos demonstram a expressiva presença de público nas partidas realizadas no Estádio Orlando Scarpelli, em todas as competições. Em Santa Catarina o "furacão do estreito" como é conhecido, é responsável por médias superiores a 50% do público presente nos estádios de futebol da capital e do interior.

Já na década de 80, essa fidelidade foi reconhecida pela imprensa esportiva que concedeu ao clube o título de "mais querido de Santa Catarina", slogan propagado até hoje.

Em junho de 2008, o Instituto Mapa divulgou a pesquisa Top Of Mind, que apontou a marca "Figueirense" como a mais lembrada em Santa Catarina no segmento time de futebol, com 21% das preferências. Na Grande Florianópolis, o Clube, alicerçado no projeto de conquista do coração do público infantil, detém a preferência de 56% dos torcedores.

Ainda em 2008, durante o estadual a torcida garantiu ao clube o título de campeão também nas arquibancadas, por ter a maior média de público e renda no campeonato, em jogos no Orlando Scarpelli. Ciente da importância de trazer o torcedor para o estádio, o clube retribui ao torcedor realizando significativas melhoras na infra-estrutura do estádio, facilitando o acesso ao torcedor e promovendo um ambiente seguro e agradável.

Não só em nível estadual o clube tem se destacado. Nacionalmente a sua torcida já vem ocupando um importante espaço no cenário esportivo brasileiro. A Revista Placar atribuiu o título de "Caldeirão do Brasil" ao estádio Orlando Scarpelli, de propriedade do Figueirense, devido ao maior percentual de ocupação entre todos os estádios das equipes que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série 'A' 2002, com 49%. Feito esse que vem se repetindo ano a ano.

Com amplo quadro de associados, a torcida do Figueirense, considerada jovem, vem se renovando a cada temporada. O crescimento do número de torcedores alvinegros vem sendo estimulado pela implementação de projetos, além de um amplo plano de relacionamento com os associados no sentido de aproximar a torcida do clube.