Foto: Luiz Henrique

O Figueirense é reconhecido como um dos principais clubes formadores do país. Mas o trabalho, nas categorias de base, ficou ainda mais em evidência nesse começo de 2019, com a campanha do time sub-20 na Copa São Paulo de Juniores. E os jogadores não chamaram a atenção apenas da torcida e da imprensa: o técnico do Furacão, Hemerson Maria, que acompanha a evolução das categorias, convocou sete atletas para compor o elenco profissional. Os jovens Wesley, Alessandro, Weverton, Jean, Echaporã, Gabriel e João Diogo iniciam os treinamentos na manhã deste sábado (18).

A convocação se tornou pública na entrevista coletiva na noite desta quinta-feira (17), após a vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma, no Heriberto Hülse, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense.

Hemerson Maria elogiou o trabalho feito pelo coordenação e comissão técnica de base, comandada, na equipe sub-20, por Fábio Matias.

“Eu sou oriundo da base e sei a vontade que esses meninos têm de jogar futebol. E eles estão sendo muito bem orientados. O processo de formação de jogadores é muito bem feito no Figueirense e isso, juntamente com o talento e a capacidade dos jovens, rende frutos como esse, com sete jogadores sendo incorporados ao time principal”, destacou o treinador alvinegro.

Com a integração, o Furacão passa a ter, no elenco profissional, 18 atletas formados nas suas categorias de base. O técnico do sub-20, Fábio Matias, comemora a oportunidade que está sendo dada aos atletas.

“Fico feliz por ver esses meninos dando um passo tão importante na carreira deles e também para o clube. Acompanhei, de perto, o desenvolvimento deles e sei da capacidade e do empenho de todos em fazer o melhor por essa camisa, em buscar algo a mais para eles e para o Figueirense”, analisou.

“Nos orgulha muito ser parte desse processo e fazer parte de um clube com um DNA formador é uma grande honra pra todos os profissionais”, completou Fábio.

O atacante João Diogo, grande destaque na Copinha ao ser o artilheiro do time com sete gols, comemora a oportunidade de integrar o elenco profissional.

“A gente trabalha forte todos os dias buscando por isso. Participar das categorias de base de um clube gigante como esse já é motivo de muito orgulho pra mim. Agora, no time profissional, a felicidade é ainda maior, impossível descrever”, afirmou o goleador, que frisou: “ao mesmo tempo, a responsabilidade também aumenta, e vou me empenhar ainda mais para dar alegrias a nossa torcida”.

Os convocados se apresentam, na manhã deste sábado (19), para o primeiro treinamento com o time profissional. Os trabalhos estão marcados para às 10h, no gramado do Estádio Orlando Scarpelli.

O treinamento encerra a preparação da equipe para o duelo contra o Tubarão, que acontece domingo (20), na casa do Furacão, às 17h, pela segunda rodada do Campeonato Catarinense.