Foto: arquivo pessoal

Único clube-empresa, o Figueirense ressaltou o seu novo modelo de gestão profissional e responsável durante a participação no Seminário de Licenciamento para clubes da Série B. Organizado pela CBF nesta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro, o evento debateu todo o processo de implementação do sistema de concessão de licenças para participação nas competições nacionais da entidade nos próximos anos.

Com a abertura do secretário-geral da CBF, Walter Feldman, o encontro detalhou os critérios adotados pela entidade máxima do futebol brasileiro na emissão das autorizações específicas para cada campeonato. Entre os principais pontos, vinculados aos padrões da FIFA e da Conmebol, estão o cumprimento de regras em infraestrutura, finanças, jurídico, desportivo e administrativo.

Ao citar o formato “pés no chão” defendido pelo presidente do alvinegro, Claudio Honigman, o diretor de Planejamento e Relações Institucionais, Murilo Flores, indicou que as regras de controle são necessárias no processo de consolidação da responsabilidade na gestão esportiva.

“É uma ótima iniciativa da CBF, pois o futebol precisa ser responsável e seguir as boas práticas de governança no mercado. Já temos essa filosofia na nova gestão do clube. E com a integração e otimização projetadas, conseguiremos aprimorar a condução e o monitoramento de diversos pontos fundamentais do dia a dia, bem como a execução de todo o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazos”, disse.

Sobre a realidade do clube, Flores foi enfático: “O trabalho duro que estamos fazendo, desde o final do ano, renderá frutos muitos positivos, mas deixamos claro que é um processo árduo, doloroso e difícil. Portanto, precisamos do apoio de todos”, alertou, ao citar a evolução das ações administrativas para sanear as finanças, organizar a estrutura e fortalecer o futebol.

“Ajustes são necessários e estão sendo feitos para equalizar problemas do passado e evitar o surgimento de novos. Para isso, colocamos a transparência na vitrine do Figueirense. Com a confiança dos jogadores, funcionários, parceiros e patrocinadores, teremos bons ventos do Furacão em 2019”, concluiu.