Notícias

Futebol Profissional

Raio-x: Hemerson Maria detalha transformação positiva do Figueirense, em 2019


Técnico valoriza o momento alvinegro dentro e fora de campo. Foto: Patrick Floriani / FFC

Planejamento, responsabilidade, estrutura, integração, oportunidade e renovação. Pilares de uma transformação positiva do Figueirense, na temporada de 2019, que são rotineiramente valorizados pelo técnico Hemerson Maria. Na coletiva após a vitória sobre o Metropolitano, na noite de ontem (20), o comandante fez um raio-x do novo momento encontrado no Alvinegro.

Com um discurso sereno e analítico, o técnico conseguiu fazer uma tradução fiel do dia a dia encontrado não só pelos jogadores, mas pelos funcionários que transitam pelos corredores e campos do estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), e do Centro de Formação e Treinamento do Cambirela (CFT), em Palhoça (SC).

Situação alvinegra

 “O clube está pagando os salários em dia. Foram dois meses de salários. Hoje, nós temos uma condição de trabalho muito boa e nós estamos oportunizando os atletas que estão aqui, até porque nós não temos condição financeira de, daqui a pouco, estar trazendo dois ou três jogadores (fora da realidade), onerando a folha e depois não estar pagando. Foi o que aconteceu ano passado, todo mundo sabe disso e tem que ser aqui bem realista”, explicou recordar os contratempos superados.

Sobre o planejamento traçado, o destaque fica por conta da evolução responsável para conquista das metas.

“Nós estamos trabalhando com os pés no chão e a torcida pode ter certeza: nós vamos fortalecer ainda mais o nosso grupo aqui para que, na sequência do campeonato agora, sacramentando a classificação, a gente possa buscar uma vaga na final e, posteriormente, o título. Depois fazer uma série B equilibrada para que, no final, a gente possa buscar uma das quatro vagas do acesso”, relatou.


Integração do clube é um dos pontos ressaltados pelo treinador. Foto: Patrick Floriani/FFC

Continuidade do projeto

“Eu sempre procuro ter um trabalho com início, meio e fim. Eu estou no grupo de treinadores, que fez o curso da CBF, incluindo Luxemburgo, Parreira, Tite e Dunga. E qual é a grande reclamação? A falta de continuidade dos clubes no trabalho do treinador. Então, quando um treinador está fazendo um bom trabalho, e eu acredito que estou fazendo juntamente com a minha comissão técnica”, analisou, ao completar: “Todo clube está fazendo um grande trabalho, do presidente até o mais humilde funcionário. Estamos trabalhando muito forte.”

Com um perfil diferenciado, se comparado o padrão volátil encontrado, normalmente, no futebol nacional, o treinador foca em um ano completo, no Estreito.

“Às vezes, o treinador pega, dá as costas para a equipe, e vai para uma equipe por uma questão financeira melhor, porque vai disputar uma serie A de Campeonato Brasileiro. O meu intuito, a minha ideia é, até o final do ano, dar sequência ao trabalho, aqui no Figueirense, porque eu acredito que nós vamos estar colhendo os frutos no final”, projetou.

Perfil do elenco

“Esse grupo do Figueirense foi formado pela comissão técnica do Figueirense, e não só pelo Hemerson Maria. Dentro disso, o que está acontecendo? O grupo, hoje, que se entrega até o final, luta, dá carrinho. Temos limitações? Temos. Nós fizemos 16 jogos no ano e só perdemos um. Então, um jogo ou outro é sorte, mas não pode ser só sorte, é trabalho”, comentou.

Comandante exalta potencial do elenco e os ajustes para o ano – Foto: Hermes Bezerra / FFC

Na análise do perfil do time, Hemerson também relatou o perfil polivalente dos jogadores.

“Prioriza a parte defensiva? Nós temos o segundo melhor ataque da competição. Hoje (20), mais um meia nosso fez gol, os três (camisa) nove fizeram gol. Nós temos um comportamento quando temos a bola, tentamos propor o jogo. Vocês olham o comportamento do Denis, que sai para jogar, os zagueiros saem para trabalhar”, ponderou, ao acrescentar: “Falta um pouco de qualidade técnica e de agressividade, mas isso virá, às vezes, com um ou dois jogadores que estaremos agregando lá na frente.”

Complementação necessária

“Nós vamos estar agregando outros jogadores. Temos que elevar um pouco o nível de experiência, ser um time mais ‘cascudo’. Temos poucos jogadores com experiência contínua na série B”, dise.

Ao falar da série B, mostrou que o clube está atento ao mercado para as possíveis oportunidades.

“O nível técnico vai aumentar, então não podemos estar nos iludindo. O importante hoje é que o Figueirense está trabalhando. Esse planejamento foi feito de forma compartilhada junto com o presidente (Claudio Honigman), o Fernando, o diretor-executivo; o Fernandes, que está tendo uma participação direta e diária no CT e os membros da comissão técnica”, relembrou.

Hemerson destaca a evolução do elenco ao longo de 2019 – Foto: Hermes Bezerra / FFC

Execução em campo

“Hoje, estamos com um modelo de jogo estabelecido, estamos pontuando, joga de uma maneira consistente. Quando sofre, aparece a garra alvinegra, a vontade de ganhar, essa gana de colocar o time no lugar que ele merece”, garantiu.

O tempo de maturação das opções disponíveis também foi um ponto exaltado pelo profissional.

“Eu não posso acelerar o processo e querer que a minha equipe esteja, agora, jogando um futebol já no ápice e seja um favorito da série B do campeonato brasileiro. Não foi isso que a gente vendeu. Nós dissemos que seria um time organizado, que apostaríamos na base, em alguns jogadores desconhecidos e, mais à frente, a gente agregaria valor técnico. Isso vai ser feito, pode ter certeza”, afirmou.

Último confronto

“Nós controlamos bem, tivemos maior posse de bola, número de finalizações e duas bolas na trave. Foi mais um jogo que eu pude observar alguns jogadores. Alguns vêm mantendo o comportamento e outros estão oscilando ainda, mas eu acredito que, mais a frente, com alguns jogadores que nós vamos agregar, o Figueirense tem tudo para se tornar uma bastante equipe sólida e conseguir os objetivos do ano”, ressaltou.

“Nós estamos formando um grupo, que não é definitivo ainda. Isso eu tenho falado para os jogadores diariamente, junto com a comissão técnica. Todos os que estão no Figueirense estão em constante avaliação”, concluiu.

Figueira multimídia

Confira todos os conteúdos do Figueirense nos canais oficiais.

Site: figueirense.com.br
Youtube: youtube.com/figueirensefutebol
SoundCloud: soundcloud.com/figueirenseoficial
Flickr: flickr.com/photos/figueirense00
Facebook: facebook.com/figueirensefc
Instagram: instagram.com/figueirenseoficial
Twitter: twitter.com/FigueirenseFC
Rádio: radiofigueira.com






Parceiros

Marcas que jogam junto com o Furacão

  • Liderança
  • Governo Federal
  • Topper
  • InfoTV
  • Baly
  • BrahmaBrahma