Após o primeiro mês de atividades em 2019, onde o Figueirense disputou seis partidas no período de 18 dias, o elenco alvinegro passou com alto aproveitamento: quatro vitórias e dois empates. E parte desse desempenho está também vinculado ao planejamento de treinamentos desenvolvidos pelos preparadores físicos do clube: Alexandre Souza e Betinho Cabral.

Nesta quarta-feira (06), os profissionais analisaram, durante a coletiva de imprensa no Centro de Formação e Treinamento (CFT), em Palhoça (SC), a evolução em todas as posições. Com temperaturas superiores aos 35 graus em treinamentos e jogos por Santa Catarina, os jogadores foram exigidos e responderam com altos rendimentos na disputa do campeonato estadual.

“Unimos a pré-temporada com um calendário intenso, com seis jogos já em janeiro e um calor foi muito forte. Apesar disso, é positivo o balanço que fazemos em conjunto com o técnico Hemerson Maria e demais membros da comissão técnica”, afirmou.

“Procuramos deixar os nossos atletas nas melhores condições possíveis pois no Brasil todo mundo já sabe a bastante tempo que o calendário é dessa forma e precisamos nos adaptar” explicou Alexandre Souza.

Na atual temporada, o Furacão conta, em seu elenco, com 33 jogadores, sendo mais da metade oriunda das categorias de base. Segundo Betinho Cabral, o planejamento é feito de forma específica, onde a carga de desgaste recebe analisada diária.

“Tratamos cada atleta de forma individual, pois a variação é alta e todos têm características diferenciadas. Procuramos, assim, adaptar cada um deles às atividades necessárias do dia a dia, mas sempre evitando o risco de lesão”, explicou.

“Temos que diferenciar atletas remanescentes, jovens da base e outros que chegaram de diferentes clubes. Com esse acompanhamento fundamental, possibilitamos que todos alcancem as melhores condições durante toda a temporada”, completou Betinho.

Treinamento

No trabalho de campo, a preparação seguiu intensa visando a partida com o Hercílio Luz, no próximo sábado (09), no Estádio Orlando Scarpelli. Em mais uma tarde de forte calor, o elenco do Furacão participou de um intenso trabalho de aquecimento para, em seguida, disputar um coletivo para aprimorar a posse de bola e troca de passes rápida.

O zagueiro Alemão, com dores na panturrilha direita, e o defensor Pereira, com desconforto na coxa direita, não participaram das atividades. Já o meio-campo Juninho, que se recupera de lesa no joelho direito, correu em volta do gramado mas segue o tratamento no departamento médico até o fim desta semana.

O próximo treinamento acontecerá nesta quinta-feira (07), às 16h30, novamente no Centro de Formação e Treinamento do Cambirela, em Palhoça (SC). A entrevista coletiva com o técnico, Hemerson Maria, acontece às 16h30.