Nutricionista Cíntia Carvalho (E) e psicóloga Dalila Ayala (D) integram a comissão técnica do Figueirense. Foto: John Léo/FFC

Acompanhamento psicológico e orientação nutricional. Duas rotinas de extrema importância na comissão técnica de um clube de futebol e que, no Figueirense, são desempenhadas, com excelência, por três mulheres: a psicóloga Dalila Ayala Dalmasky e as nutricionistas Cíntia Carvalho e Débora de Brito. Ao dar detalhes sobre suas funções, as profissionais fizeram questão de ressaltar os diferenciais do clube e a importância da luta para combater o histórico preconceito que ainda persiste no Brasil e pelo mundo.

Para elas, as mulheres ainda enfrentam dificuldades para conquistar o espaço, mas o Figueirense representa um dos poucos clubes das principais divisões nacionais a ter, efetivamente, a atuação feminina. “Ainda encontramos resistência, mas a mulher está ganhando seu espaço no futebol e somos prova disso. Futebol é lugar de mulher sim”, frisou Débora, ao ser ratificada por Dalila: “Não queremos tomar o lugar de ninguém. Estamos no esporte para somar e ajudar.”

Na sequência, Cíntia ainda emendou: “Estou no futebol há 15 anos. Precisei galgar o meu espaço com muito trabalho. Foi uma caminhada difícil, mas conquistei meu espaço e é gratificante”.

Dia a dia

Ao falar da diferença da realidade entre as categorias de base e a categoria adulta, Dalila Ayala indica que ainda “existem dois mundos” distantes, mas que estão passando por uma transformação gradual.

“Na base, eu fui muito bem recebida e o trabalho tem fluído bastante. Os atletas estão chegando e podemos educá-los. Fazemos um trabalho de psicoeducação, desde a emocional até temas como liderança, motivação, autoconfiança e concentração. Os atletas são bem receptivos”, destacou Dalila, responsável pela psicologia das categorias de base e do elenco principal.

“No profissional, com o tempo, estamos plantando essa semente. Os atletas procuram, individualmente, e percebem que fatores emocionais e psicológicos afetam diretamente o desempenho dentro de campo. Então, é muito importante que o treinador abrace a necessidade da psicologia esportiva e eu encontrei essa aceitação de toda a comissão técnica”, complementou.

“É importante entender que os jogadores de futebol são tão humanos quanto nós. Muitas vezes, os consideramos como máquinas, mas eles enfrentam os mesmo problemas que todos nós. E os atletas ainda lidam com a pressão da mídia, a cobrança por resultados e se os fatores emocionais não forem controlados e equilibrados, pode afetar no rendimento”, concluiu.

Cíntia e Dalila concederam entrevista coletiva nesta sexta-feira (08).

Tão importante quanto o trabalho psicológico, o acompanhamento nutricional dos atletas é primordial no esporte de alto rendimento, conforme detalha nutricionista.

“Estamos sempre preocupadas com a preparação para treinos e jogos e, fundamentalmente, na recuperação. O trabalho, basicamente, é acompanhar os pesos e as refeições, com a prescrição de suplementos e cardápios. Temos uma atenção especial para jogos fora de casa, onde fatores como a temperatura, o clima e até mesmo as longas viagens influenciam na questão nutricional e hidratação”, pontuou Cíntia.

“Em casos individuais, como ganho e perda de massas magra e gorda, trabalhamos em conjunto com a fisiologia e a preparação física, que nos passam os casos e nós determinamos um protocolo alimentar com acompanhamento diário”, finalizou.

Débora de Brito, por sua vez, destaca o trabalho de educação alimentar que é feito desde as divisões inferiores, período determinante para a formação ideal dos atletas.

“Aplicamos palestras de conscientização e elaboramos um cardápio, além de planos alimentares individualizados. Acompanhamos também as refeições para garantir que todos estejam seguindo o que é proposto”, afirmou, ao completar: “A questão multidisciplinar, na comissão técnica, é muito importante. Cada um, na sua função, se posiciona e, em conjunto, buscamos o melhor para o clube e para os atletas”, completou.

Nutricionista Débora de Brito (E)e Dalila Ayala falaram, em vídeo para as redes sociais do clube, sobre a rotina de trabalho no Figueirense.

Mobilização

Motivadas, as profissionais alvinegras celebram a boa fase do time e convocaram as torcedoras para comparecer, ao Scarpelli, no duelo contra o Brusque, no sábado (09).

“Não sou de Florianópolis, mas, desde que cheguei na cidade, eu simpatizei com o Figueirense. Hoje, poder contribuir com os objetivos do clube é uma grande honra”, afirmou Dalila. “Sempre fui alvinegra, então estar aqui hoje é uma grandeza pra mim, e desejo colaborar para que o Figueira esteja sempre forte”, completou Débora, que, em conjunto com a psicóloga, fez a convocação: “Figueirense e Brusque, sábado, às 18h. Lugar de alvinegra é no Scarpelli!”.

O chamado reforça a promoção especial que o clube fez para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8). Todos os sócios podem trazer, gratuitamente, uma acompanhante para assistir à partida. A partir da apresentação da carteirinha, o benefício será efetivado diretamente nas catracas de todos os setores do estádio.

Para saber mais detalhes, acesse aqui o serviço do jogo.