Notícias

Últimas Notícias

Figueirense Futebol Clube – 93 anos de História, Glórias e Vitórias

 

Nesta quinta-feira, dia 12 de junho, a Nação Alvinegra tem um motivo especial para comemorar. No aniversário de 93 anos do Figueirense Futebol Clube, o alvinegro completa mais um ano da sua gloriosa história de muitos títulos e tradição no estado de Santa Catarina. Em uma história que começou em um dia de domingo no ano de 1921 e iniciou através do sonho de um jovem praticamente de remo e futebol e que junto de seus amigos realizou o desejo de criar o seu próprio clube de futebol. O sonho se tornou realidade graças Jorge Albino Ramos, Balbino Felisbino da Silva, Domingos Joaquim Veloso e João Savas Siridakis, o Furacão foi fundado e começo em simples reuniões de jovens esportistas uma história que com o passar do tempo passaria a fazer parte de Florianópolis.

 

O nome de Figueirense Futebol Clube , foi criado por João Savas Siridakis, mais conhecido como Janga. Os encontros que tratavam da criação da nova agremiação, acontecerem nas imediações das ruas Conselheiro Mafra, Padre Roma e adjacências, local onde persistiu por muito tempo uma bela e robusta figueira que serviu de inspiração para Janga.

 

Irmãos Moritz.

 

Com o passar dos anos, o Figueirense ia crescendo como clube e recebendo diversos jogadores de tradicionais famílias da cidade de Florianópolis. Entre estes atletas, está uma família em especial que no ano de 1939 conquistou o título do Campeonato Catarinense. Os irmãos Calico Moritz, Sidney Moritz, Décio Moritz e Nery Moritz jogaram juntos na decisão daquela temporada, em um dos capítulos mais especiais nas primeiras décadas de história do Figueirense.

 

Orlando Scarpelli

 

Entre muitos nomes importantes que passaram pelo Figueirense nenhum é tão reverenciado como Orlando Scarpelli. O homem que presidiu o clube nos anos de 1944 e 1945, doou o terreno onde foi construído o estádio que levou seu nome como homenagem, além de ajudar o time na disputa do campeonato nacional viabilizando melhorias no estádio na construção de arquibancadas metálicas.

 

A primeira partida oficial no Estádio Orlando Scarpelli, foi no dia 12 de junho de 1960 no amistoso com o Clube Atlético Catarinense que terminou empatado em 1 a 1. O gol do alvinegro na partida foi marcado pelo atacante Emídio de cabeça.

 

VISITA ILUSTRE

 

No dia 12 de junho de 1971, o Figueirense estava em festa para comemorar os seus cinqüenta anos. Em baile comemorativo, o presidente, José Nilton Szpoganicz, recebeu o rei do futebol, Pelé, que veio à Florianópolis para prestigiar os 50 anos do time catarinense.

 

Campeonato Brasileiro da Série A

 

Foi no ano de 1973 que o Figueirense se firmou de vez no futebol brasileiro ao ser o primeiro clube catarinense a participar do campeonato nacional. A estreia da equipe aconteceu no dia 13 de maio daquela temporada.

 

Fora da elite desde o ano de 1979, o Figueirense conseguiu o acesso para a primeira divisão em 2001, em mais uma temporada que se tornou inesquecível para a Nação Alvinegra. Comandada pelo técnico Vágner Benazzi, o Furacão venceu o Caxias por a 1 a 0, no Estádio Orlando Scarpelli e garantiu a vaga na primeira divisão com gol de Abimael que até hoje é lembrado por todos os amantes do clube. O Figueirense permaneceu disputando a série A ainda, até a temporada 2008. O período fora não foi longo e já em 2011 estava de volta na disputa com as outras principais forças do futebol brasileiro. No ano passado, novo sucesso no Campeonato Brasileiro da Série B e um acesso conquistado na última rodada recolocou o alvinegro na elite do futebol nacional neste ano de 2014.

 

Porém, não foi só em torneios nacionais que o Figueirense escreveu parte da sua história no futebol. No ano de 1995, o Furacão conquistou o título da Copa Mercosul. A competição contou com a participação de clubes como o Coritiba, Olímpia (PAR), Estudiantes(ARG) e Nacional(URU). Na grande decisão, o alvinegro venceu o Joinville por 1 a 0.

 

A década de 2000 inegavelmente foi especial para o Figueirense. Além dos muitos anos disputando o Campeonato Brasileiro da Série A, foi neste período que o Furacão assumiu a hegemonia no estado de Santa Catarina conquistando em dez anos, cinco dos seus 15 títulos estaduais. No ano de 2007, chegou a final da Copa do Brasil, segundo torneio mais importante na atualidade no país do futebol mas acabou derrotado pelo Fluminense na decisão.

 

Clube referência no trabalho de revelação de jogadores, o Figueirense mostrou a sua força nas categorias de base no ano de 2008, quando em uma campanha espetacular conquistou a Taça São Paulo de Futebol Júnior, principal torneio da categoria e um grande celeiro de craques para o futebol mundial. Entre os nomes importantes que deram os primeiros passos com a camisa alvinegra, estão jogadores como André Santos, Filípe Luís Kasmirski, Felipe Santana, Roberto Firmino entre muitos hoje que seguiram carreiras no futebol.

 

Ídolos e grandes artilheiros

 

Grandes jogadores passaram pelo Figueirense e deixaram seus nomes para sempre no coração do torcedor alvinegro e principalmente na gloriosa história do Furacão. Seja por gols marcados ou grandes números de partidas disputadas, a torcida jamais esquecerá de Fernandes (107 gols), Calico (94 gols), Albeneir (93 gols), Ivo (66 gols), Augusto (65 gols), Aldrovani (62 gols), Marcos (57 gols), Ronaldo (54 gols), Edison (54 gols), Wilson (53 gols) e Genílson ( 53 gols), os 11 maiores artilheiros da história do clube por ordem.

 

Dos nomes que mais entraram em campo com a camisa do Figueirense, estão jogadores como Pinga (483 jogos), Casagrande (430 jogos), Fernandes (403 jogos), Balduíno (335 jogos), Wilson (331 jogos), Peçanha (304 jogos), Gilmar Serafim (259 jogos), Reginaldo (236 jogos), e Caco (236 jogos).

 

Confira agora a tabela completa com todos os títulos do Figueirense na sua vitoriosa história ao longo destes 93 anos que se completam neste dia 12 de junho de 2013.

 

16 Campeonatos Catarinenses

1932 – 1935 – 1936 – 1937 – 1939 – 1941 – 1972 – 1974 – 1994 – 1999 – 2002 – 2003 – 2004 – 2006 – 2008 e 2014

 

Copa Mercosul

1995

 

Copa São Paulo de Futebol Júnior

2008

 

2 Copa Santa Catarina

1990 e 1996

 

Supercampeonato Catarinense

1996

 

Primeiro Clube de Santa Catarina no Campeonato Nacional

1973

 

Campeão da Taça Mané Garrincha

1983

 

Campeão da Taça José Meirelles

 

1985

 

 

Foto: Time Campeão da Copa Mercosul de 1995






Parceiros

Marcas que jogam junto com o Furacão

  • Liderança
  • Governo Federal
  • Topper
  • InfoTV
  • Baly
  • BrahmaBrahma