Notícias

Futebol Profissional

Conquista do Supercampeonato Catarinense completa 22 anos

Foto: Memorial Alvinegro

Com 18 títulos do Campeonato Catarinense e duas da Copa Santa Catarina, o Figueirense é clube mais vencedor do estado. E, neste sábado (22), uma outra conquista estadual completa 22 anos: nesta mesma data, em 1996, o Figueirense superava a Chapecoense, no oeste, e faturava o Supercampeonato Catarinense, que garantiu ao Furacão participar da Copa do Brasil do ano seguinte. A série Memória Alvinegra relembra, agora, um pouco da conquista.

O Supercampeonato Catarinense de 1996 foi realizado pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) para definir o representante de Santa Catarina na Copa do Brasil de 1997. O Figueirense, campeão da Copa Santa Catarina, enfrentou a Chapecoense, que conquistou o estadual daquele ano. A decisão seria em dois jogos, sendo o primeiro no Orlando Scarpelli e o segundo confronto no Estádio Municipal Índio Condá.

Na primeira partida, disputada no dia 20 de dezembro, o Figueirense superou a Chape por 1 x 0, com gol de Nilson, no segundo tempo. No duelo decisivo, em Chapecó, o Furacão foi implacável e aplicou uma goelada por 4 x 1, com dois gols de Marco Toloco, um de Nilson e um de Silva. As duas vitórias na decisão deram ao Alvinegro o título do Supercampeonato Catarinense e, de quebra, o direito de ser um dos representantes do estado na Copa do Brasil de 1997.

O Figueirense esteve em campo no jogo decisivo com Carlos Alberto, Nilson, Fabiano, Júlio César, Rafael, Vinícius, Marquinhos, Sandro Ventura, Marcos Toloco, Silva (Adriano) e Róger. O técnico era Lauro Búrigo.

O Supercampeonato de 1996 foi a primeira vez que Figueirense e Chapecoense decidiram um título na categoria profissional, e era a única até o ano de 2018, quando as duas equipes fizeram a final do Campeonato Catarinense. E, mais uma vez, o Alvinegro levou a melhor: vitória por 2 x 0, na Arena Condá, que deram ao Furacão a 18ª taça estadual, consolidando ainda mais o clube como o mais vezes campeão de Santa Catarina.

Taça do Supercampeonato de 1996 está exposta no Memorial Alvinegro, no Orlando Scarpelli.
Foto: Memorial Alvinegro






Parceiros

Marcas que jogam junto com o Furacão

  • Liderança
  • Governo Federal
  • Topper
  • InfoTV
  • Baly
  • BrahmaBrahma