O ano do Figueirense começou com números positivos dentro e fora de campo. Enquanto a nova diretoria promoveu a redução dos gastos – mais de R$ 1,2 milhão por mês – e começou a colocar as contas em dia, como foi percebido no salário de janeiro, o time também corresponde em campo: líder invicto do campeonato catarinense e com um dos melhores ataques dos times da Série B, em 2019, com 14 gols.

Além do saldo positivo na defesa, superada em apenas seis oportunidades, o volume bolas na rede é acompanhado somente por Vitória, América-MG e Oeste. Na sequência, surge Atlético-GO, com 13 gols, e Paraná, Sport e Bragantino, que somam 12 cada. Coritiba e Vila Nova-GO assinalaram 11, além de São Bento, com 10, e Londrina e Guarani, com nove. A lista dos principais goleadores é encerrada com Criciúma, CRB e Londrina, que marcaram oito vezes.Na artilharia da temporada alvinegra, dois jogadores com histórias marcantes. Com passagens pelas categorias de formação do Benfica, de Portugal, e do Real Madrid, da Espanha, o meia-atacante Alípio, de 26 anos, segue ganhando a confiança da comissão técnica não só pela habilidade e visão de jogo, mas também no apoio durante a recomposição do setor defensivo.

O atleta, oriundo de Brasília (DF), mostra o potencial para ajudar o Figueirense ao longo das quase 70 partidas que poderão ser acumuladas entre competições locais e nacionais. Na sua apresentação, no dia 7 de janeiro, Alípio já indicava que os bons ventos, no estádio Orlando Scarpelli, retornariam em função do comprometimento e união de todos os alvinegros, dentro e fora de campo.

“Todos os jogadores vêm com o mesmo objetivo de trazer de volta o brilho para o Figueirense, trabalhando duro no dia a dia. Foco nos objetivos curtos e médios”, disse.

Após 43 dias, os resultados traduzem a projeção positiva não só para ele, mas para todos os 34 jogadores que compõe o elenco a menor média de idade das duas primeiras divisões do Brasil.

“Não esperávamos um começo tão bom, mas trabalhamos por isso. Desde que nos apresentamos, estamos nos esforçando muito e compramos a ideia do Hemerson: um time organizado e competitivo. Isso é fruto do trabalho de todos no clube, desde o presidente, diretoria, funcionários, o pessoal da lavanderia, até a nós, jogadores. Todos nós somos merecedores desse bom momento.”, destacou o jogador.

Promovido da base no final de 2018, o atacante Matheus Lucas, de 20 anos e 1,80m, igualou a marca do companheiro ofensivo. Ao unir força e velocidade, tanto na finalização das jogadas, quanto na marcação da saída de bola do adversário, o jovem constrói seu espaço no elenco profissional.

A dedicação, no dia a dia, está sendo traduzida no desempenho e recompensada em gols: três, em 2019, e mais quatro, na Copa Santa Catarina, no último ano.

Trajetória

Em nove jogos, sendo oito pelo estadual e um na estreia da Copa do Brasil, contra o Boa Vista, em Saquarema (RJ), o elenco mostra regularidade durante a alternância de atletas em função do desgaste gerado pela sequência de partidas dos quase dois meses de temporada.

Nos últimos dez dias, o Alvinegro já percorreu mais de sete mil km, considerando as viagens para o Rio de Janeiro, Oeste de Santa Catarina e Mato Grosso. Para retornar amanhã, de Lucas do Rio Verde (MT), serão mais 2.340 km.

Estruturado em um planejamento integrado entre comissão técnica e diretoria, o viés positivo nunca foi uma surpresa para o comandante do Estreito.

“O Figueirense mostrou que tem um time. Hoje, o Figueirense mostrou que tem um grupo. E com grupo você ganha campeonatos e consegue objetivos – disse o treinador após a vitória contra o Brusque, no dia 24 de janeiro.

Fotos: Hermes Bezerra / Figueirense